segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

TEMPEROS: Orégano

Hoje estou começando uma nova a sessão no blog que chama-se temperos, que destina-se a mostrar a grande variedade de produtos que podem tornar seus pratos ainda mais especiais. O primeiro da lista é o orégano, um dos meus favoritos!
Orégãos já secos
O orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem um sabor melhor. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógicos.
Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanóides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.
É um ingrediente imprescindível da culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e é claro na pizza.
Em Portugal os orégãos são indispensáveis em pratos com caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão.
Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário