sábado, 2 de abril de 2011

Torta Saint-honoré de Chocolate




Carolinas:
7 colheres de (sopa) (100 g) de margarina
1 xícara de (chá) (120 g) de farinha de trigo
1 colher de (café) (2 g) de açúcar
1 colher de (café) (2 g) de sal
3 ovos

Decoração:
100 gramas de cobertura de chocolate branco picada

Pão-de-ló de laranja:
raspas de 1 laranja
1 colher de (chá) de fermento em pó
1 colher de (sopa) de suco de laranja
2 colheres de (sopa) de farinha de trigo
2 colheres de (sopa) de açúcar
2 ovos (claras e gemas separadas)

Zabaione:
1 xícara de (chá) (150 g) de açúcar de confeiteiro
½ xícara de (chá) (100 ml) de vinho do porto
1 xícara de (chá) (200 ml) de creme de leite fresco
200 gramas de cobertura de chocolate meio amargo picada
6 gemas peneiradas

Pão-de-ló:
Bata as claras em neve, acrescente as gemas, o açúcar e continue batendo até obter um creme fofo. Desligue a batedeira, misture delicadamente a farinha, as raspas e o suco de laranja e, por último, o fermento em pó. Despeje a massa em uma assadeira redonda de aro removível (26 cm de diâmetro), untada e forrada com papel-manteiga (unte também o papel-manteiga). Leve-a ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até que, espetando um palito no centro da massa, ele saia limpo. Desenforme o bolo ainda morno, deixe-o esfriar e reserve.

Para preparar as carolinas:
Ferva 1 xícara de (chá) de água com a margarina, o açúcar e o sal. Junte a farinha e misture bem até obter uma massa que desprenda do fundo da panela. Espere esfriar e acrescente os ovos batidos, um a um, mexendo com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Para identificar o ponto correto, pegue um pouco de massa entre os dedos: ela deve romper e formar dois picos. Coloque a massa em um saco de confeiteiro descartável com bico perlê número 8 e faça bolinhas com cerca de 3 cm de diâmetro em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando um espaço de cerca de 2 cm entre elas. Para evitar que as carolinas fiquem com pontas na parte de cima, passe um garfo em água quente e pressione-o levemente sobre elas. Preaqueça o forno a 220ºC e asse as carolinas até que tenham crescido bem (cerca de 20 minutos). Diminua a temperatura do forno para 160ºC e asse até que estejam douradas (cerca de 10 minutos). Deixe-as esfriar e reserve.

Prepare o zabaione:
Misture as gemas com o açúcar e bata por 5 minutos. Leve a mistura ao banho-maria, por cerca de 10 minutos, batendo constantemente e acrescentando o vinho, aos poucos, até obter um creme esbranquiçado. Retire-o do fogo, junte o chocolate e mexa até derretê-lo completamente. Espere o creme esfriar e separe 1 xícara de (chá) para rechear as carolinas. Bata o creme de leite até adquirir consistência de chantilly e misture-o com o creme de zabaione, mexendo delicadamente. Leve a mistura à geladeira para ficar firme.

Montagem:
Coloque o creme reservado em um saco de confeiteiro descartável com bico perlê e recheie as carolinas pela parte de baixo. Coloque-as em toda a borda do pão-de-ló, colando-as à massa com um pouco de recheio. Retire o creme reservado da geladeira e preencha todo o centro da torta.

Decoração:
Derreta e tempere a cobertura de chocolate branco. Coloque um pouco desse chocolate em um cone de papel-manteiga (corte a ponta do cone bem fina, para obter um traçado mais preciso). Decore a torta fazendo arabescos sobre a superfície e reserve-a em geladeira até o momento de servir.

Dica
Você pode substituir o pão-de-ló de laranja por pão-de-ló tradicional ou, então, de cacau. No caso deste último, recheie as carolinas com zabaione de chocolate branco, substituindo a Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto, sem alteração de quantidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário