sábado, 14 de maio de 2011

HISTÓRIA DO BOLO DE CASAMENTO





De onde surgiu todo esse simbolismo em torno do bolo de casamento?. Por que ele é tão especial?. A verdade é que, antes do costume dos bolos, havia os pães de casamento, que eram quebrados e jogados sobre a cabeça dos noivos durante a recepção para dar sorte, porque o trigo representava prosperidade. O resto das migalhas era comido pelos convidados para também terem sorte. Quando a técnica dos bolos começou a ser desenvolvida, esse costume logo foi deixado de lado e os noivos passaram a serví-los para os convidados.
Mas a popularidade dos bolos de casamento só surgiu mesmo no século XIX. Os bolos de muitos andares eram servidos pela realeza, porque sempre tinham muitos convidados. Com o tempo, o tamanho do bolo também ganhou um simbolismo: quanto maior o bolo, mais rico era o anfitrião. Vem da frança a concepção do bolo de noiva que conhecemos até hoje. Os franceses foram os primeiros a juntar os diversos bolos em um só e decorá-los com glacê.
Hoje em dia, o bolo de casamento pode ser servido na própria festa ou até colocado em cestinhas para os convidados levarem para casa, como uma lembrança da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário