domingo, 26 de junho de 2011

Bolo de Grude

Ingredientes:
  • 5 xícara(s) (chá) de água quente
  • 9 xícara(s) (chá) de côco ralado(s)
  • 3 xícara(s) (chá) de açúcar União
  • 1 colher(es) (sopa) de sal
  • 1 kg de goma fresca

Modo de preparar:

Ponha numa vasilha a goma com 2 xícaras (chá) de água. Amasse bem com as mãos até a goma ficar bem ligada. Reserve. À parte, misture o côco ralado com o açúcar e o sal. Em seguida, envolva o preparado anterior com a goma reservada. Junte a água restante e adicione a mistura, mexendo bem. Despeje a massa numa fôrma com furo central untada com margarina e polvilhada com o côco ralado. Leve ao forno por 35 minutos. Deixe esfriar, desenforme e sirva.

 

Rendimento:

10 porções

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cajuzinho de festa

Ingredientes: 

  • 1/2 kg de amendoim
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • Açúcar
  • Leite condensado
Modo de preparar:

  1. Coloque 1/2 kg de amendoim em uma bacia;
  2. Adicione as três colheres de chocolate em pó, três colheres de açúcar e o leite condensado aos poucos para dar liga;
  3. Depois enrole e passe-os no açúcar, coloque em forminhas de papel e sirva; 
Obs: Se a massa ficar mole, não conseguir dar a liga vá adicionando devagar mais chocolate, não muito para não ficar ressecado.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Quindim tradicional

Ingredientes:
  • 9 gemas
  • 2 ovos
  • 350 g de açúcar peneirado
  • 250 g de coco ralado fresco
  • 1 colher (sopa) e 1/2 de manteiga
  • Manteiga e açúcar para untar
Modo de preparar:
  1. Coloque as gemas numa bacia e as bata por 1 minuto, acrescente o 2 ovos bata por aproximadamente 1 minuto também;
  2. Coloque o açúcar e a manteiga e bata ate ficar com consistência de gemada;
  3. Depois acrescente o coco ralado e bata apenas até ele se juntas a massa;
  4. Unte as forminhas com manteiga e açúcar, e coloque a massa;
  5. Pré-aqueça o fogo por 15 minutos na potência alta, depois coloque as forminhas na qual você colocou a massa no forno alto por 10 minutos;
  6. Depois mude para a potência média por mais 30 minutos, retire-as, deixe-as esfriar e desenforme-as.

terça-feira, 21 de junho de 2011

CONFIT DE CANARD

RECEITA (para 8 pessoas):

Confit de Pato

INGREDIENTES:

8 coxas de pato (bem gordas)
2 litros de gordura de pato ou porco
100 gramas de sal grosso
4 dentes de alho
pimenta poivre mignonette
tomilho
folhas de louro e alecrim

MODO DE PREPARO:

Coloque as coxas de pato para marinar por no mínimo duas horas no sal, alho amassado, pimenta e com as ervas (tomilho, folhas de louro e alecrim). Após esse tempo limpe bem cada coxa com um pano limpo. Coloque a gordura em fogo baixo, para esquentar. Quando chegar a temperatura de 80º, coloque as coxas para cozinhar bem devagar dentro da gordura. Atenção, pois não deve ferver. Depois de 2:30 horas de cozimento, retire as coxas da panela. Coloque-as num pote com a gordura de forma que cubra-as. Tampe o pote e guarde na geladeira o maior tempo que puder.

Batata Anna


INGREDIENTES:

4 batatas
4 colheres da gordura de pato (já utilizada nas coxas)
sal e pimenta do moinho a gosto

MODO DE PREPARO:


Corte as batatas em rodelas bem finas (tipo batata chip). Tempere a mistura com pimenta, pouquíssimo sal e 4 colheres da gordura de pato. Numa forma pequena e redonda, do tipo Teflon, monte as rodelas de batata em forma de flor. Faça umas 4 camadas. Coloque para assar no forno, a uma temperatura de 180º, durante 20 minutos. Após esse tempo retire do forno e desenforme apenas virando a forminha num prato.
TOQUE FINAL

Retire as coxas de pato da gordura, tirando o excesso de gordura. Posicione-as num tabuleiro e coloque no forno por 30 minutos ou até ficar tostado. Retire-as e coloque uma coxa em cima de uma flor de batata. Sirva assim. Se preferir, faça uma bela salada frezée e trufas, temperada com sal, pimenta, vinagre balsâmico, azeite e azeite de trufas para acompanhar. E bom apetite.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Baião-de-Dois com Queijo-de-Coalho

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
  • sal a gosto
  • 200 g de queijo de coalho
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 cebola média picada
  • 2 xícaras (chá) de feijão verde
  • 100 g de toucinho fresco picado em pedaços pequenos
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 200 g de carne -seca cortada em cubos
Modo de preparar:

Coloque a carne-seca de molho  numa tigela com água. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro, trocando a água várias vezes. No dia seguinte, escorra a água e coloque a carne numa panela. Junte 1 litro de água, tampe parcialmente a panela  e cozinhe por 50 minutos, ou até a carne ficar quase macia. Retire do fogo e reserve. Leve ao fogo uma panela  com o óleo e o toucinho e frite, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até o toucinho dourar. Retire do fogo, escorra e reserve o excesso de gordura. Escorra a água da carne-seca e despeje na panela com o toucinho. Junte o feijão, 1 litro de água e misture. Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 1 hora e 40 minutos, ou até o feijão começar a ficar macio. Retire do fogo e reserve. Em outra panela, coloque 3 colheres (sopa) da gordura do toucinho reservada, a cebola e o alho. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 4 minutos, ou até a cebola ficar macia. Incorpore o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por 4 minutos, ou até os grãos ficarem brilhantes e um pouco transparentes. Retire do fogo. Coloque o arroz na panela com o feijão e volte ao fogo. Se tiver muito caldo de feijão, retire um pouco antes de adicionar o arroz (ou adicione mais água quente, se necessário). Tempere com sal, misture e cozinhe por mais 30 minutos, ou até o arroz ficar macio. Acrescente o queijo-de-coalho, misture cuidadosamente, acerte o sal, se necessário, e retire do fogo. Sirva em seguida com farinha de mandioca e pimenta em conserva. 

Dica: 
Origem do prato: preparação típica da culinária nordestina, em especial do Ceará, trata-se de arroz cozido com feijão e enriquecido com carne-seca, toucinho e queijo. Nesta versão, foi usado o feijão-verde e o queijo-de-coalho. Feijão-verde é aquele comprado na vagem e debulhado em casa. Outra variação é o uso de leite de coco, que deve ser adicionado no final da preparação, que a deixa mais aromática. Pode ser usado também o feijão-mulatinho.

Fonte: Revista Menu

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CURAU CAIPIRA



Você vai precisar de: 4 espigas de milho verde (ou duas latas de milho verde escorridas); 1 lata de leite condensado; 1 xícara de chá de leite de coco; 1 xícara de chá de água; 2 xícaras de chá de leite; 1 colher de sobremesa de manteiga; Canela em pó para polvilhar.
Modo de preparo: Retire o milho das espigas e bata no liquidificador junto com a água. Bata bem até ficar homogêneo. Passe por uma peneira e despeje em uma panela. Acrescente o leite de coco, o leite e a manteiga e leve ao fogo, mexendo até obter um creme grosso. Junte o leite condensado e mexa por mais 5 minutos. Transfira para um refratário, polvilhe com a canela. Leve à geladeira até a hora de servir.

Bolo Pé-de-Moleque

Ingredientes:
Receita tradicional deste bolo muito apreciado no nordeste, especialmente em Pernambuco, Paraiba e Rio Grande do Norte

3 xícaras de (chá) de castanha de caju torrada e triturada
1 quilo de massa de mandioca úmida e peneirada
500 gramas de rapadura escura em pedaços
½ colher de (sopa) de erva-doce triturada
2 xícaras de (chá) de leite de coco
½ colher de (sopa) de café solúvel
½ colher de (sopa) de canela em pó
½ colher de (sopa) de cravo triturado
½ xícara de (chá) de manteiga
2 e ½ xícaras de (chá) de água
½ colher de (chá) de sal
4 ovos 

Modo de preparar:
Bata no liquidificador a rapadura com a água até dissolver. Leve ao fogo até ferver, desligue e acrescente a manteiga, a erva-doce, o cravo, a canela e o café. Misture bem, deixe esfriar e reserve. Bata os ovos e o sal até espumar. Com a batedeira desligada, coloque a massa de mandioca e misture com uma colher de pau. Com a batedeira ligada, junte aos poucos o leite de coco, até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente a rapadura já fria. Misture bem. Volte à batedeira, em velocidade baixa, e acrescente a castanha triturada. Bata até obter uma mistura homogênea. Aqueça o forno em temperatura média. Unte a fôrma com manteiga e, se desejar, coloque um pouco de leite de coco nos lados da fôrma, sobre a manteiga. Ponha a massa. Leve ao forno médio, por 1 hora e 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia quase limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme sobre um prato e decore com as castanhas.


Curiosidades do Pé-de-Moleque
O Pé-de-Moleque é um doce tradicional da culinária caipira do Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo. O Pé-de-Moleque tradicional pode ser encontrado nas menores cidades do interior do país. A cidade de Piranguinho no sul do estado de Minas Gerais é famosa pela produção artesanal do tradicional Pé-de-Moleque brasileiro.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

BISCOITOS DECORADOS

São João está chegando, o Cozinha com Estilo, trás para vocês algumas receitas juninas para que vocês possam fazer e se deliciarem. Aproveitem!

 


Ingredientes:
50g de açúcar refinado
75g de manteiga
1 ovo
125g de farinha de trigo
1 colher (de chá) de essência de baunilha
1 colher (de café) de fermento em pó
Amendoim ralado ou paçoca (50g)

Modo de preparo:
Numa tigela misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea e não grudar nas mãos.
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com rolo (espessura de 0,5mm)
Corte a massa com cortadores ou moldes e asse em forno médio a 180 graus, até que as bordas fiquem douradas.
Depois de assados, decore com glacê real.

Rendimento: 50 biscoitos pequenos
Validade: de 20 a 30 dias (embalados no celofane ou em potes hermeticamente fechados)

TORTA DE CANJIQUINHA

 

 

Ingredientes

. 1 colher (sopa) de margarina
. 1 cebola picada
. 1 xícara (chá) de canjiquinha (milho quebrado ou quirela)
. Sal a gosto
. 1 ovo
. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de queijo ralado
. 1 colher (sopa) de salsa picada
. 1/2 xícara (chá) de tomate picado
. 1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

1. Aqueça metade da margarina e refogue a cebola. Junte a canjiquinha e refogue por três minutos.

2. Adicione água fria até cobrir e tempere com sal. Cozinhe até que a canjiquinha fique macia.

3. Aqueça o forno a 180ºC.

4. Transfira para uma vasilha e acrescente o ovo batido, a farinha de trigo, a margarina restante, o queijo ralado, a salsa, o tomate e sal. Mexa bem e adicione o leite aos poucos.

5. Misture e despeje em uma fôrma untada e enfarinhada.

6. Leve ao forno até dourar.
Dica: sirva com carnes ou frangos grelhados.

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 15 porções
Calorias: 390 por porção

Bolo de milho

Ingredientes:
* 3 ovos inteiros
* 1 lata de milho verde (escorrida a água)
* 1 lata de leite condensado
* 100g. de coco ralado
* 1 colher de sopa de manteiga
* 1 colher de sopa de fermento

 Modo de preparar:
Bater todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 4 minutos. Colocar em uma forma média de bolo inglês previamente untada e enfarinhada e assar em forno médio (180°c/356°f) preaquecido por 30 minutos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tapioca nordestina (doce ou salgada)


As festas juninas estão chegando e nada melhor do que aprender alguns pratos típicos. O primeiro escolhido é a tapioca, uma delícia da culinária nordestina! Vamos a receita:

Ingredientes:

  • 1 kg de goma para tapioca (vende nos supermercados)
  • 1 xícara de coco ralado, de preferência natural
  • Sal a gosto
  • Água para umedecer a massa
  • Recheio a gosto (queijo, presunto, carne, camarão, chocolate derretido, mel, calda de sorvete, doces, sorvete, etc)
Modo de preparar:
  1. Separe 1 kg de goma em duas partes
  2. Molhe uma delas com água, sem deixar ficar uma "papa"
  3. Caso fique muito úmida, polvilhe com a outra parte até a massa escorrer entre os dedos
  4. Também não pode ficar seca demais
  5. Coloque sal a gosto e misture o coco ralado, de preferência natural (uma mão cheia)
  6. Depois, passe tudo numa peneira
  7. Enquanto isso coloque a frigideira em fogo alto e dez segundos depois passe para o fogo médio
  8. Coloque a goma na frigideira (não precisa de óleo) espalhando bem
  9. Deixe aproxidamente entre 1 minuto e 1 minuto e 1/2
  10. Vire, como se faz com uma panqueca
  11. Coloque num prato e recheie
  12. Dobre ao meio e depois é só saborear!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pizza de liquidificador

Ingredientes:
Massa
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 colher(chá) de sal
1 colher(chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher(sopa) de fermento em pó
margarina e farinha de trigo(para untar)
Cobertura
1 xícara (chá) de molho de tomate
300 g de peito de peru defumado fatiado
300 g de queijo mussarela fatiado
2 tomates grandes cortados em rodelas
azeitonas
orégano a gosto
azeite
 
Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até que fiquem bem misturados. Em seguida, despeje a massa em uma assadeira redonda para pizza, untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré aquecido por cerda de 20 minutos(180º), se precisar fure com garfo .
Depois, retire do forno e espalhe o molho de tomate sobre a pizza, coloque por cima as fatias de peito de peru, depois o queijo mussarela, as rodelas de tomate(temperados com sal e o orégano), azeitonas de sua preferência. Regue a seguir com um fio de azeite e volte a pizza ao forno novamente até que o queijo derreta, por cerca de 10 minutos.