sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cerveja Especiais

No dia 31/07/13, no Evento Mesa ao Vivo, realizado no Senac em Fortaleza, teve um Workshop sobre Cerveja, na Sala de Degustação. Foi ministrado por Eymard Freire, conhecido como o Mestre Cervejeiro. Falou sobre a História da Cerveja, da composição da cerveja, cuja matéria prima, é composta de 5 ingredientes:
  •  Água- A água corresponde a mais de 90% da matéria prima empregada na fabricação da cerveja, é por conta disso que ela é importante. A procedência da água não vai impactar na cerveja. Mas, a qualidade sim.
  • Malte- O malte é fundamental na fabricação de cerveja, ele o responsável pela cor e corpo (densidade) da cerveja, atuando também na composição do sabor e aroma.
  •  Lúpulo- É  considerado o “tempero” da cerveja.  Ele que dá a identidade de muitas cervejas de alguns estilos muito apreciados por todos nós. Ele principalmente contribui para o amargor, aroma e sabor da cerveja. Entretanto o lúpulo também auxilia na retenção da espuma, ajuda na remoção de algumas proteínas indesejadas resultando em uma cerveja mais clara. Possui propriedades bactericidas e é um conservante natural, aumentando a vida de prateleira da cerveja. No Brasil não há produção de Lupúlo. Mas, no EUA, República Tcheca, existe.
  • Fermento-  O fermento, ou levedura, é um elemento vivo na produção de cerveja. Trata-se de um microrganismo que consome os açúcares presentes no mosto e liberam álcool e gás carbônico. Algumas cepas de fermento produzem também ésteres que dão um acabamento na cerveja. Basicamente existem dois tipos de levedura cervejeira. As de alta fermentação (ALE) e as de baixa fermentação (lagers).  
  • Centeio-   Dá um sabor picante a cerveja.
Em relação a análise sensorial da cerveja, divide-se em:
  • Aparência- aparência (turva ou translúcida), coloração, formação de espuma (ajuda a conservar, mostra a limpeza do copo)
  • Aroma
  • Paladar- doce, salgado, azedo, amargo, umami (Gosto de quero mais)
  • Tato- adstringência (seco), viscosidade, carbonatação (bolhas, gás carbônico), corpo)
  • Drinkability (fácil apreciação) e Aftertaste (retrogosto)
As cervejas que foram degustadas, são:
  1. Terezopólis Goldi- Cerveja Pilsen Puro Malte (baixa fermentação ) que apresenta uma bela cor dourada, estimulante aroma de lúpulo e cremosidade generosa. Origem: Brasil. Teor alcoólico: 4,7%
    Harmoniza tais como: comida tailandesa, indiana, chinesa, sushis e saladas com queijos leves. 
  2. Brooklyn Lager- Cerveja com malte levemente torrado. Origem: Americana.  A Brooklyn Lager apresenta uma coloração âmbar e um creme persistente. É levemente amarga e seu aroma é floral e herbal, característica do lúpulo utilizado. O sabor é dominado pelo herbal do lúpulo. Harmoniza com uma infinidade de pratos, como pratos condimentados, saladas, carnes, comida mexicana, chinesa, peixe frito e pizza
  3. Guinness-  Origem: Irlandesa. A Guinness Draught é uma cerveja tipo Stout, de alta fermentação, feita com percentual de malte torrado, que lhe confere sua marcante cor rubi-vermelho escura e um paladar tostado. O lúpulo utilizado confere à Guinness um distinto sabor, com excelente balanço entre o amargor e a doçura. Sua espuma densa e cremosa torna a Guinness uma cerveja extremamente saborosa e mais robusta que qualquer cerveja super-premium.  A Guinness é dita como a cerveja Stout mais consumida no mundo. Harmoniza com: ostra, sobremesa de chocolate, risoto de aspargo. Teor alcoólico: 4%
  4. Affligem Blond- Aromas sutis de mel e especiarias, aliados e um corpo macio e o baixo amrgos fazem a Affligem Blond uma cerveja de excelente drinkability. Origem: Belga. Harmoniza com: salada com repolho ou folhas, queijo ou geléia.
  5. Baden Redale-  Cerveja encorpada,  aveludada, forte, carbonatada, frutada, amarga. É uma cerveja GourmetTeor alcoólico: 9,2%. Coloração: Âmbar. Harmoniza com:  pratos robustos e intensos, carnes de porco,  carnes vermelha, carnes de caça, ragú de cordeiro,  queijos azuis. Temperatura: entre 6º e 8º.
 Engana-se quem pensa que cerveja tem que ser bem gelada, tipo Véu de Noiva. Isso é totalmente errado. A cerveja deve estar apenas gelada. Não só o vinho harmoniza com queijo, a cerveja também harmoniza com uma variedade de queijos, entre eles: ementhal, azul,... 
Há pessoas que preferem lata ou Garrafa. Alguns dizem que não há diferença, mas existe. Na lata não tem infração da luz e na garrafa tem.










Nenhum comentário:

Postar um comentário