Dicas Úteis

MEDIDAS UTILIZADAS NO BLOG1 xíc. (chá)...............250ml
1 colh. (sopa)...........15ml
1 colh. (chá).............5ml
1 copo americano.....200ml


CONVERSÃO DE MEDIDAS
volume
1 fl. oz ..... 30 ml .... 2 colh. (sopa)
1 pint ...... 600ml ... 2 1/2 xíc.

peso
 
1 oz ....... ±30g (valor real: 28,35g)
1 lb ........ ±455g
temperatura
Farenheit        Celsius
300....................150
350....................180
375.....................190
400....................205
420....................220
480....................250
comprimento (na hora de escolher sua forma)
1 inch.......2,5cm
6 inch.......15-16cm
8 inch......20-21cm
9 inch.......22-23cm
10 inch.....25-26cm
11 inch......27-28cm
12 inch......30-31cm
 

NÃO TEM UMA BALANÇA?
Todos os "secos" devem ser medidos da seguinte forma: coloque a xícara-medida na bancada; vá colocando colheradas do ingrediente na xícara, sem bater ou nivelar; quando a altura ultrapassar a beirada do recipiente, passe as costas de uma faca ou o dedo reto para varrer para fora o excesso, sem apertar o conteúdo.
farinha (antes de peneirar)
1 xíc. (chá) ........ ±130g
 açúcar comum (antes de peneirar)
1 xíc. (chá) ........ ±200g
 
açúcar de confeiteiro (antes de peneirar)
1 xíc. (chá) ........ ±100g 
manteiga sem sal
1 colh. (sopa) .... ±15g
1 xíc. (chá) ........ 200g
Obs: em receitas americanas, 1 tablete (1
stick) tem ±120g. 
ovos (grandes, sem a casca)
inteiro ..... 47g
gema ....... 19g
clara ........ 28g

FERMENTOS
Fermento ativo fresco (ou "de padeiro") / fresh yeast
Vendido em tabletes de 15g no Brasil, deve ficar na geladeira (em prateleira baixa) e tem curto tempo de duração. O frio retarda seu efeito: a 1ºC o fermento está inativo (temperatura de armazenamento); de 15-20ºC, sua ação é lenta, quando já na massa. A melhor fermentação, em tempo correto, é obtida em temperaturas entre 20ºC e 32ºC. Se aquecido a mais de 38ºC, a fermentação pode ser desacelerada, e a mais de 60ºC, o fermento ativo "morre", razão pela qual é preferível utilizar água em temperatura ambiente no preparo do pão do que correr o risco de banhar o fermento em água quente demais. Por isso, para fazer pão, a temperatura do forno deve estar correta: para que o fermento tenha o tempo certo de inflar a massa antes de atingir 60ºC e ficar inativo.
 
Fermento ativo seco / dry yeast
Difícil de encontrar no Brasil, é o fermento fresco desidratado, por isso, seu poder de ação é maior que o fermento fresco. Deve ser utilizado na proporção de
50% em relação ao peso do fermento fresco. (Ex: 40g fermento ativo fresco = 20g fermento ativo seco.) 
Fermento ativo seco instantâneo / instant dry yeast / quick-rise yeast / rapid-rise yeast
É mais comum no Brasil, e costuma ser vendido em envelopes de 10g. Tem textura granulada e seu poder de ação é ainda mais concentrada. Deve ser utilizado na proporção de 35% em relação ao peso do fermento fresco. (Ex: 40g fermento ativo fresco = 14g fermento ativo seco instantâneo.) Muitos livros estrangeiros são traduzidos incorretamente para o português, em que os leitores acabam usando fermento seco instantâneo no lugar do seco, fazendo com que seus pães tenham um retrogosto azedo. Se esse for o seu caso, recalcule a quantidade de fermento para usar menos fermento seco instantâneo ou a dosagem correta de fermento fresco.
Fermento químico em pó / baking powder 
É uma mistura química seca que produz dióxido de carbono, dando volume e leveza a massas de pães rápidos e bolos, quando em contato com líquido e calor. O fermento químico moderno não reage sem o calor.
Bicarbonato de sódio / baking soda 
Um pó alcalino que produz dióxido de carbono, dando volume e leveza a massas de pães rápidos e bolos, quando em contato com algum ingrediente ácido como: cremor tártaro, limão, buttermilk, iogurte, vinagre, cacau, entre outros. Pode ser usado no lugar do fermento químico em pó, desde que haja suficiente quantidade de ingredientes ácidos para reagir com todo o bicarbonato.

DICAS DE COZINHA:
  1. Para acabar com as formiguinhas que aparecem na pia e no armário coloque alguns cravos da Índia.
  2. Quando estiver com as mãos encardidas, esfregue limão para desencardi-las.
  3. Para que os tostados soltem com facilidade na hora de lavar os refratários é só untar as alças e as beiradas dos mesmos com margarina.
  4. Para que o arroz fique soltinho, quando estiver quase seco pingue algumas gotinhas de vinagre e quando seco pingue novamente as gotinhas de vinagre,apague o fogo, deixe descansar dez minutos e sirva.
  5. Para evitar que o arroz guardado umedeça, coloque uma fatia de pão no recipiente utilizado, trocando-a de quando em quando.
  6. Para que as batatinhas fritas fiquem sequinhas haja da seguinte maneira: depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutos e logo após em água gelada.Escorra-as bem, frite em bastante óleo e coloque-as sobre o papel toalha.
  7. Quando usar somente meio abacate e para que a outra metade não escureça polvilhe sobre sua superfície farinha de rosca.
  8. Ao guardar ovos na geladeira evite que os mesmos fiquem próximos de alimentos de cheiro forte, pois por terem a casca porosa absorvem o odor dos mesmos.
  9. Não tempere o bife com o sal antes de fritá-lo pois o sal desidrata a carne fazendo-a perder suas propriedades nutritivas.